Engenharia
de Detonação

As análises integradas de detonação buscam definir uma fragmentação que minimize o custo dos processos de desmonte, manejo do material e britagem. No que tange a Mecânica de Rochas devemos avaliar qual a influência da carga de explosivo nas redondezas do local escavado, buscando provocar o menor dano ao maciço rochoso sobrejacente. Relacionado ao tema de controles de desmonte, em minerações céu aberto e subterrânea, a MecRoc Engenharia executa as seguintes atividades:

As Análises de Vibração permitem o entendimento em detalhe da aderência do plano de fogo, avaliando pulsos de vibração observados no sismograma, desde o tempo de retardo utilizado à quantidade de furos carregados e detonados.

• A Curva de Atenuação possui aplicação prática por permitir dimensionar as cargas em função da distância e níveis de vibrações máximos suportáveis pelo maciço rochoso em um litotipo conhecido.

A partir de parâmetros geomecânicos do maciço rochoso, é possível Determinar a zona de Danos Campo Próximo, utilizando geofones de sacrifício e em Campo distante, utilizando unidades móveis de geofone.

A investigação qualitativa do dano pode ser nas proximidades do desmonte, em campo próximo, ou em campo distante, utilizando câmeras de Filmagem de Perfuração (Hole Cam), avaliando o maciço rochoso e suas descontinuidades.

O Diagnóstico Operacional de Desmonte consiste em avaliar as ferramentas e procedimentos utilizados no manuseio dos explosivos e acessórios durante o carregamento buscando otimizar o processo e manter a segurança operacional.

Com tecnologias avançadas de Perfilagem de Perfuração é possível identificar desvios de perfuração e, em tempo hábil, recomendar ações que sejam possíveis minimizar falhas no desmonte.

Medir a Velocidade de Detonacao (VOD – Velocity of Detonation) é um parâmetro de controle que busca avaliar a qualidade das formulações do explosivo e iniciação ideal.

A Velocidade de Propagação (VP) real é definida utilizando sensores double trigger que possibilitam um acionamento imediato no momento do inicio da detonação, e posterior.

As Análises de Fragmentação, usando softwares específicos, possibilitam otimizar a produtividade da britagem (Mine to Mill).t

Endereço

Av. dos Engenheiros, 431, sala 504

Manacás – Belo Horizonte – MG

CEP 30840-563

© Copyright 2020 MecRoc - Todos os Direitos Reservados

Fale Conosco

(31) 3234-1219

contato@mecroc.com.br