Instalação e Leitura de Extensômetros
Extensômetro
O d-EXTO é um extensômetro de furo integrado com até seis sensores de deslocamento e um sensor de temperatura digital. Possui um design resistente com tubo de fibra de vidro, espaçador interno de borracha e capa de polietileno durável. Sua eletrônica hermeticamente selada opera submersa em água. . O sinal digital elimina a necessidade de conversão analógica-digital, proporcionando leitura direta em unidades reais. A saída do sensor é um sinal digital ASCII, que pode ser lido por diferentes dispositivos, e pode ser transmitido para armazenamento e visualização em nuvem.
Aplicações MPBX
Os MPBX (também chamados de extensômetros de haste) monitoram as mudanças nas distâncias entre âncoras de fundo de poço e uma cabeça de referência. As aplicações típicas incluem:
Monitoramento do assentamento do solo acima de túneis e outras atividades de mineração.
Monitoramento do recalque devido ao carregamento do solo de fundação.
Monitoramento da deformação de muros de contenção, taludes de corte e paredes de túneis.
Componentes
Os componentes incluem âncoras, hastes e uma cabeça de referência com sensores de deslocamento. Os componentes são normalmente entregues pré-montados e enrolados, prontos para instalação.
Âncoras e hastes são instaladas em profundidades específicas no furo de sondagem. As hastes estendem-se das âncoras até a cabeça de referência na boca do furo.
Após a instalação dos componentes de fundo de poço, o furo é preenchido com argamassa e a cabeça de referência é fixada na boca do furo.
Operação
Sensores dentro da cabeça de referência monitoram o deslocamento das hastes, que acompanham o movimento ascendente ou descendente das âncoras.
As medições podem ser referenciadas à boca do furo na parte superior ou à âncora mais profunda na parte inferior.
Muitas aplicações exigem um registrador de dados e transmissões de dados sem fio para a internet. Isso é especialmente importante quando o MPBX está localizado em um local de difícil acesso e com segurança, ou que requer controle de tráfego.
O d-EXTO é um extensômetro de furo integrado com até seis sensores de deslocamento e um sensor de temperatura digital.
Tecnologia MecRoc - Extensômetro
Extensômetro
d-EXTO
O d-EXTO é um extensômetro de furo integrado com até seis sensores de deslocamento e um sensor de temperatura digital. Possui um design resistente com tubo de fibra de vidro, espaçador interno de borracha e capa de polietileno durável.
Tecnologia MecRoc - Extensômetro
Extensômetro
Sobre a Lona
Desenrole o instrumento e coloque-o sobre uma lona, no piso do local de instalação. Não é necessário esperar que o instrumento se alinhe, pois os materiais usados o alinharão logo após o desenrolamento. Também não há necessidade de esperar pela equalização de temperatura.
Tecnologia MecRoc - Extensômetro
Conexão para Dados
BluLink
Conecte o d-EXTO ao BluLink e faça uma leitura com o instrumento desenrolado e relaxado. O instrumento percorrerá suas âncoras.
Tecnologia MecRoc - Extensômetro
Instalação do Extensômetro no furo
Método Ascendente
O d-EXTO é um extensômetro de furo integrado com até seis sensores de deslocamento e um sensor de temperatura digital.
Tecnologia MecRoc - Extensômetro
Exemplo de instalação e
Medição do Extensômetro
Para realizar o download dos dados do extensômetro, é necessário ir até o local de instalação do extensômetro a uma distância inferior a 15 metros do Blulink (Datalogger). A coleta de dados é feita através do aplicativo Blupoint da fabricante Yield Point, por tecnologia via Bluetooth, utilizando um smartphone com sistema operacional Android. O aplicativo pode ser baixado na loja da Play Store, pesquisando pelo nome “Blupoint”. Irá aparecer o nome do aplicativo seguido do nome Yield Point.